segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mulheres negras têm salário menor e ocupam menos vagas no mercado

A discriminação com a mulher negra no mercado de trabalho é visível quando se analisam dados como o salário e o número de vagas ocupadas por elas.O salário médio da mulher negra com emprego formal, por exemplo, é menos da metade do que o salário de um homem branco.De acordo com a Relação Anual de Informação Social (Rais), do Ministério do Trabalho, a mulher negra ganha, em média, R$ 790 e o salário do homem branco chega a R$ 1.671,00 – mais que o dobro.No número de empregos, a discriminação também é estampada pelos números. São 498.521 empregos formais de mulheres negras contra 7,6 milhões de mulheres brancas e 11,9 milhões de homens brancos. A situação dessas mulheres foi um dos temas do 1º Seminário Nacional de Empoderamento das Mulheres Negras, que termina neste sábado (15), em Brasília.Segundo a presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos, Creuza Maria Oliveira, que participa do evento, essas trabalhadoras estão em situação ainda pior porque, apesar de terem emprego, não conseguem fazer cumprir as poucas leis que as protegem. “Como o ambiente em que elas trabalham é privado, não há como ter fiscalização para verificar as condições do local e como trabalham”, explica.Esses direitos começam a ser desrespeitados, segundo ela, no primeiro momento, quando os patrões têm que assinar a carteira. “A carteira assinada foi a primeira conquista que nós alcançamos, há 36 anos. No Brasil, há mais de 8 milhões de trabalhadoras domésticas, mas apenas 2 milhões tem carteira assinada. Mesmo assim, há empregadores que assinam mas não que contribuem com a Previdência”, diz Creuza. A violência sexual e o assédio moral são outras das violações que se seguem segundo ela.A falta de espaço para as mulheres negras na vida política também foi tema do seminário. Para a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Aurina Oliveira Santana, a capacidade de ter o poder de decisão da mulher negra na sociedade passa por duas questões. “A primeira delas é a formação política. Precisamos que as mulheres marquem presença nos seus partidos sim. E precisamos afirmar nossos espaços”, defende.Para isso, na opinião de Aurina, é preciso oferecer mais formação às negras. “A formação é a base para que essas mulheres possam se empregar e o resgatar sua auto estima. Precisamos ter uma elevação de escolaridade”, conclui

Redação CORREIO

AMA parabeiza Secretária de Planeameto e Desenvvimento Econômico de Cruz das Almas

PARABÉNS
HELCA LÍCIA HASSEGAWA
SECRETÁRIA DE PLANEAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
EXEMPLO DE MULHER, DETERMINAÇÃO FEMININA E COPETÊNCIA



AMA se faz presente no aniversário de 112 anos de Cruz das Almas

O governador Jaques Wagner entregou no dia 29/07; 70 casas populares na localidade da Embira e os equipamentos para a instalação de 10 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e assinou convênios com a Prefeitura.
A visita do governador a Cruz das Almas fez parte das festividades dos 112 anos de emancipação política do município. Essa é a quinta vez que Wagner visita a cidade durante os dois anos e meio de mandato à frente do governo do Estado.

Acompanhado do prefeito Orlandinho, Deputada Estdual Neusa Cadore (PT), Secretária de Planejaento Helca Lícia Hassegawa, Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano Afonso Florence, Wagner entregou as 70 casas populares construídas na localidade da Embira. A obra é uma parceria do Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Ministério das cidades e Prefeitura de Cruz das Almas.

Wagner também fez a entrega dos equipamentos necessários para a instalação de 10 leitos de UTI, no IPER (Instituto de Pediatria do Recôncavo).

Além disso, o governador recebeu o Titulo de Cidadão Cruzalmense das mãos do vereador Zé Raimundo (PT) no palanque montado em frente à Prefeitura e assinou convênio para a construção de mais um PSF (Posto de Saúde da Família), na localidade da Touquinha.

Em seu discurso, Jaques Wagner ressaltou a presença das obras do Governo do Estado em todos os municípios baianos, independente de qualquer sigla política. “Não há nenhum município que não tenha uma obra do governo estadual”, garante Wagner.
O governador assegurou que, mesmo com a crise econômica mundial, que também atingiu a Bahia, vai continuar o esforço para garantir à população uma melhor qualidade de vida. “O povo tem que ser tratado bem e com carinho”, afirmou.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Promotoras Legais Populares JÁ!!!

Coordenadora de Juventude da AMA defende direitos das mulheres estudantes no 51º Congresso da UNE

A coordenadora de juventude da Associação de Mulheres Amigas de Cruz das Almas, Jaqueline Oliveira, mostra mais uma vez que ativa na luta estudantil, ela participou recenteente integrando a delegação da Bahia, do 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE); junto com vários militantes do movimento estudantil universitário KIZOMBA (parceiro da AMA) do qual a coordenadora também é integrante. O congresso aconteceu no mês de Agosto de 2009, em Brasília, uma das reivindicações do movmento Kiomba é uma universidade sem machismo, e aproveitando a AMA parabeniza o Kizomba pelos cargos alcançados e pelas propostas aprovadas! A AMA agradece o apoio da Deputada Estadual Neusa Cadore (PT)!!!

Coordenadora de Juventude da AMA participa do ENUNE

A Coordenadora de Juventude da Associação de Mulheres Amigas de Cruz das Almas, Jaqueline Oliveira, marcou presença representando a AMA no ENUNE (encontro de estudantes negras e negros e cotistas da UNE) promovida pela Diretoria de Combate ao Racismo nas universidaes, gerido por Miguel dirigente do movimento estudantil universitário KIZOMBA tal movimento que a coordenadora da AMA integra, que aconteceu em Salvador, Julho de 2009, convidada pela organização, a jovem Jaqueline Oliveira ainda mediou uma mesa sobre polítcas públicas para estudantes negros, a AMA agradece mais uma vez a Deputada Estadual Neusa Cadore (PT), que vêm dando total apoio.

AMA tem representação no Núcleo Gestor do Territorio do Recôncavo

Durante a plenária do Núcleo Gestor do Território do Recôncavo, no dias 7 e 8 de 2009, na cidade de Santo Antônio de Jesus foi eleita os novos integrantes do Núcleo Gestor, a Associação de Mulheres Amigas de Cruz das Almas foi votada por diversos segmentos da sociedade civil, assim, conquistando uma cadeira no conselho, e ficando definido a Titular Carmen Maria Oliveira (coordenadora geral) e Suplente Meire Kall (secretária geral).